Atividades no contraturno












_________________________________________________________________

RECUPERAÇÃO PARALELA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Ao longo do processo de escolarização, alguns alunos vão acumulando dificuldades, principalmente de leitura e escrita que, se não forem sanadas, podem comprometer o desenvolvimento de suas potencialidades e até mesmo restringir a participação efetiva na sociedade.
   Assim que essas dificuldades são detectadas, esses alunos são encaminhados para a recuperação paralela, onde todas competências e habilidades necessárias à interação dos alunos com os conteúdos do currículo que vêm sendo trabalhados pelos docentes regentes das salas regulares além da elevação da auto-estima de todos, motivados pelo atendimento personalizado, com intervenções pontuais durante a realização de atividades motivadoras, pré-elevadas, que vêm ao encontro do objetivo máximo do projeto: levar o aluno a localizar, perceber os erros para corrigi-los, além de vivenciar práticas de leitura e escrita que despertem o desejo de refletir sobre a realidade que o cerca, de expressar seu pensamento, de perceber a importância de atribuir sentido adequado aos textos que povoam nosso cotidiano e de conhecer as inúmeras possibilidades de expressão que a língua portuguesa oferece.

  “Palavras são ferramentas que usamos para desmontar o mundo e rematá-lo dentro de nossa cabeça. Sem as ferramentas precisas, ficamos a espanar com ponta de facas, a destruir porcas com alicates”. 

                                                                                                                      Antonio Prata  
Professora Adriana

_________________________________________________________________

VIOLÃO


         Esse projeto visa oportunizar práticas musicais significativas à criança e tem como foco, desenvolver a capacidade de conhecer o instrumento e praticar as habilidades básicas para tocar músicas, além de proporcionar uma experiência, através da educação musical. A utilização do violão se justifica devido a sua popularidade em nossa cultura fazendo com que, através deste comum instrumento, possam se desenvolver habilidades musicais, tais como as habilidades que tangenciam essa prática. Esse projeto também assegura a oportunidade por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã, o protagonismo do aluno, o sentimento de pertencimento ao grupo, favorecendo o desenvolvimento integral e social por meio da música. A escola já dispõe de oito violões que serão utilizados pelos alunos nas aulas, proporcionando também o acesso ao instrumento para aqueles alunos que não o possuem ou que não tiveram ainda a oportunidade de conhecer o instrumento

Professora Aline

_________________________________________________________________

MEDIADORES   DE   LEITURA


___________________________


          MEDIAÇÃO DE LEITURA é o ato de ler para crianças, jovens ou adultos de uma maneira livre e prazerosa. O mediador se propõe a compartilhar com elas o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros de literatura têm a oferecer. Ler em voz alta possibilita o acesso ao texto escrito e, por meio de histórias, ampliam seu vocabulário e seu universo. Portanto, criar essa ação dentro da Unidade Escolar tem como perspectiva além do desenvolvimento da formação leitora, contribuir para a formação de um educando crítico, reflexivo, criativo, autônomo e na sua inserção como cidadão no mundo letrado. 

Professora Valéria - terças e quintas das 13h30min às 15h. 

______________________________________

CANTO CORAL


        Qualificação de ouro no festival de corais da cidade de SP. A  Emef João Domingues Sampaio tem muito orgulho de cada um desses canarinhos cantantes!     O Coral esta sob regência da prof.ª Mércia Mércia Morais Marques Loreto às segundas e terças das 12h às 13h30min.





Nenhum comentário:

Postar um comentário