_________________________________________________________________
RECUPERAÇÃO PARALELA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ao longo do processo de escolarização, alguns
alunos vão acumulando dificuldades, principalmente de leitura e escrita que, se
não forem sanadas, podem comprometer o desenvolvimento de suas potencialidades
e até mesmo restringir a participação efetiva na sociedade.
Assim que essas
dificuldades são detectadas, esses alunos são encaminhados para a recuperação
paralela, onde todas competências e habilidades necessárias à interação dos
alunos com os conteúdos do currículo que vêm sendo trabalhados pelos docentes
regentes das salas regulares além da elevação da auto-estima de todos,
motivados pelo atendimento personalizado, com intervenções pontuais durante a
realização de atividades motivadoras, pré-elevadas, que vêm ao encontro do
objetivo máximo do projeto: levar o aluno a localizar, perceber os erros para
corrigi-los, além de vivenciar práticas de leitura e escrita que despertem o desejo de refletir
sobre a realidade que o cerca, de expressar seu pensamento, de perceber a
importância de atribuir sentido adequado aos textos que povoam nosso cotidiano
e de conhecer as inúmeras possibilidades de expressão que a língua portuguesa
oferece.
“Palavras são
ferramentas que usamos para desmontar o mundo e rematá-lo dentro de nossa
cabeça. Sem as ferramentas precisas, ficamos a espanar com ponta de facas, a
destruir porcas com alicates”.
Antonio
Prata
Professora Adriana
_________________________________________________________________
VIOLÃO
Esse projeto visa oportunizar práticas musicais significativas à criança e tem como foco, desenvolver a capacidade de conhecer o instrumento e praticar as habilidades básicas para tocar músicas, além de proporcionar uma experiência, através da educação musical. A utilização do violão se justifica devido a sua popularidade em nossa cultura fazendo com que, através deste comum instrumento, possam se desenvolver habilidades musicais, tais como as habilidades que tangenciam essa prática. Esse projeto também assegura a oportunidade por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã, o protagonismo do aluno, o sentimento de pertencimento ao grupo, favorecendo o desenvolvimento integral e social por meio da música. A escola já dispõe de oito violões que serão utilizados pelos alunos nas aulas, proporcionando também o acesso ao instrumento para aqueles alunos que não o possuem ou que não tiveram ainda a oportunidade de conhecer o instrumento
Professora Aline
_________________________________________________________________
MEDIADORES DE LEITURA
___________________________
______________________________________
MEDIAÇÃO DE LEITURA é o ato de ler para crianças, jovens
ou adultos de uma maneira livre e prazerosa. O mediador se propõe a
compartilhar com elas o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os
livros de literatura têm a oferecer. Ler em voz alta possibilita o acesso ao
texto escrito e, por meio de histórias, ampliam seu vocabulário e seu universo.
Portanto, criar essa ação dentro da Unidade Escolar tem como perspectiva além
do desenvolvimento da formação leitora, contribuir para a formação de um
educando crítico, reflexivo, criativo, autônomo e na sua inserção como cidadão
no mundo letrado.
Professora Valéria - terças e quintas das 13h30min às 15h.
CANTO CORAL
Qualificação
de ouro no festival de corais da cidade de SP. A Emef João Domingues Sampaio tem muito orgulho de cada um desses canarinhos
cantantes! O Coral esta sob
regência da prof.ª Mércia Mércia Morais
Marques Loreto às segundas e terças das 12h às 13h30min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário